terça-feira, 23 de maio de 2017

AÇÃO CULTURAL EM OURO PRETO.

 Profa. Dra. Kerley Alves,  é a coordenadora geral e sou a coordenadora administrativa.

É um projeto social, viabilizado via Proex-Pró-reitoria de Extensão, que vai qualificar jovens e mulheres, em situação de vulnerabilidade social, para atividades profissionais ligadas ao turismo, para que possam se recolocar no mercado profissional.

Vamos oferecer várias oficinas, palestras, workshops, visitas técnicas e, ao final, todos que tiverem, no mínimo, 75% de frequência, receberão certificados.

Temos parceria com o Senac (cuja carreta, estacionada no campus da UFOP, dará suporte às oficinas de camareira e gastronomia), Marcus Viana (o compositor), Léo Piló e apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, bem como de suas Secretarias envolvidas.

A primeira etapa do projeto começa a partir do dia 17.05 e termina em 30.08, quando teremos a solenidade de encerramento e entrega de certificados. Pretendemos iniciar a segunda etapa em setembro, finalizando em dezembro.
 
Também temos um programa na Rádio Educativa, da UFOP, 106,3FM, todas às quartas, às 14:00. Chama-se “Conexão Social, turismo e comunidades”. Trata de assuntos ligados ao turismo de base comunitária, conceito que trabalha a mobilização e envolvimento das comunidades de forma ativa, para que possam ser sustentáveis e gerar renda, preservando as tradições e a cultura do local. É bem interessante.

Temos, como convidada especial, Ângela Xavier, mineira de Pará de Minas, moradora de Ouro Preto há 30 anos, historiadora, escritora e artista plástica. Ela sempre tem um “causo” interessante para contar, participa conosco em todos os programas.

Na próxima quarta, dia 17, falaremos sobre o Congado e sobre os 150 anos do bloco do Zé Pereira dos Lacaios, cuja tradição histórica merece louvor. Vamos receber o presidente do bloco e o capitão e a capitã da guarda do Congado local, além do organizador da festa do encontro de Congados, André Bueno, festa essa que acontece todo primeiro domingo do mês de maio, na Colônia Santa Izabel, em Betim. A conversa será em torno da história do Congado, desde a coroação do rei Congo, passando por Chico Rei até chegar aos dias atuais. E o Arthur Carneiro, presidente do Zé Pereira, falará sobre a história do bloco, que começou no Rio e, na verdade, comemora 171 anos. Se puder, sintonizem via internet! A trilha é do Marcus Viana e minha amiga, Profa. Dra. Kerley Alves é a apresentadora, eu a substituirei em alguns programas, eventualmente!
 
Léo Piló é o cenógrafo do Baile dos Lacaios, que acontecerá no Minas Tênis Clube, no dia 27 de maio. A promoção é do colunista José Lopes e sua feijoada famosa, que já acontece há vários anos. Os participantes da Associação Galpão Cultural Sinhá Olímpia, de Ouro Preto, artesãos e artistas plásticos que se organizaram e que trabalham com vários tipos de artesanato, estarão presentes com os bonecos do Zé Pereira, Catitão, Baiana e Benedito. Quando tiverem tempo, vale uma visita ao Galpão Cultural, o trabalho deles é realmente admirável!
 
É importante divulgarmos essas manifestações de cultura popular, que estão se perdendo com o tempo, por falta de incentivo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O RETORNO        Parafraseando o poeta, "depois de um longo e tenebroso inverno..." retorno a este    blogger, inspirado que sou p...