quinta-feira, 11 de maio de 2017

INUSITADA SITUAÇÃO DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Dispensáveis inquéritos ,denúncias e suspeitas para se concluir a podridão moral a que chegou a política no Brasil.Ressalvadas pouquíssimas exceções,os fatos registram, com absoluta clareza, tamanho desatino e inusitada roubalheira promovidos por  governantes e parlamentares, aos quais a nossa gente delegou poderes , através do voto...

          É  de se considerar como óbvias as provas que o digno e heróico Sérgio Moro, diretor da Lavajato, procura obter através de um sistema legal, institucional, correto sob o ponto de vista processual.Ritual complexo, com infinitas portas de escape para os então poderosos, de insofismável  talento para a corrupção que leva este Brasil  à mais hedionda crise socioeconômica  e cultural de toda sua trajetória, desde o ano de l500!

          Amplamente divulgado pela imprensa,não há a menor dúvida de que o Rio de Janeiro (sala de visitas do país) sofreu a mais contundente espoliação do seu erário. Estado soberano, acabou na miséria, com seus servidores passando fome e outros despropósitos intencionalmente levados a efeito por alguns dos seus dirigentes, tais como Sérgio Cabral ,para exemplo, obviamente conhecido.
           
         O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dos mais aclamados do mundo, exibiu por todos os meios de comunicação, no dia 8 de maio de 20l7, o estado em que se encontra. 

         Absolutamente destituído de recursos financeiros, seus agentes não recebem vencimentos, salários,proventos e congêneres,inclusive a gratificação do décimo terceiro, desde outubro de 20l6, como foi falado.

          Na porta principal do nossos templo da música,da dança, do teatro e demais manifestações artísticas, orquestra, coro, solistas, bailarinos e demais responsáveis pela produção da famosa Casa, foram motivo de atração aos que, por ali, transitavam. Nada menos que espetáculo de altíssima qualificação, capaz de evidenciar a grandeza do nosso maior teatro de ópera, balé e concertos.

           Destacável a presença da insigne bailarina Ana Botafogo, num justo,necessário, conveniente e comovedor discurso, na medida em que exibia o sofrimento da classe artística de conceituada representatividade ao engrandecimento do Brasil: a cultura," espelho da identidade de um povo", como já afirmara Bibi Ferreira.

          Até quando Catilina? Já dizia o filósofo Cícero na sua imortal "Catilinária".

          Diante de quadros assim, para não se falar da indigência que assola nossas cidades e o nosso campo, a indagação é simples: a miséria, como afirmam os lulistas, foi erradicada. Será mesmo?

          Bastaria para tanto, andar pelas ruas de Belo Horizonte e constatar pessoas dormindo nas sarjetas, pedindo esmola, assaltando e matando," etc, etc,e etecétera" como diria o lendário rei de Sião, tentando civilizar seu povo, considerado bárbaro,como mostram os filmes de Hollywood ...


3 comentários:

  1. BRAVO J Carlos Buzelin!!! Precisamos da lucidez de pessoas como você para orientar nossos rumos. Já dizia o filósofo "O castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arte é a sublimação da inteligência.Aos artistas, intérpretes e seus condutores, a irrestrita admiração dos que acreditam na criação de Deus. Dos que encontram, sobretudo na música, a mais pura das linguagens ,de compreensão universal.idioma que dispensa gramática, podendo ser expressado por todos os povos, sem quaisquer sotaques.Inteligível.De única e insuperável beleza.Que fala ao coração e arrebata a alma.Capaz de visualizar o próprio Criador.Como um dia o emérito Dom Sebastião Roque, meu querido e fraterno amigo -assistindo a ópera" La Traviata"-emocionado afirmou: Verdi encontrou-se com Deus, ao conceber páginas de suprema beleza..." Ele se referia ao "intermezzo", de insofismável poder de extasiar até mesmo aos mais indiferentes.Estas palavras, dedico ao meu estimado Dirk Bovendorp, possuidor de raro talento.Excelente pianista e pessoa de admiráveis virtudes. Agradeço a ele as palavras que me endereça. Excelente manifestação filosófica que me envia. Gratíssimo.Um abraço amigo.

      Excluir

O RETORNO        Parafraseando o poeta, "depois de um longo e tenebroso inverno..." retorno a este    blogger, inspirado que sou p...