terça-feira, 23 de maio de 2017

LAURO GOMES E A ARTE LÍRICA

INSCREVA-SE NO CANAL DO LAURO GOMES PINTO



Falar de Lauro Gomes, é conferir a historiografia da arte lírica no Brasil. À frente de programas musicais da Rádio Ministério da Educação do Rio de Janeiro, sob todos os aspectos brilhante, Gomes jamais deixou de registrar acontecimentos que marcaram, sobretudo, a trajetória do nosso principal teatro, o Municipal Carioca, em cujo palco pisaram celebridades nacionais e internacionais.Refiro-me aos áureos tempos em que a música erudita no Brasil desfrutava da atenção governamental.E não foi por menos que a emissora oficial a que me refiro, exclusivamente voltada para educar e aculturar o povo, acabou criada para cumprir o nobre objetivo. E, assim, o fez por delongados anos, promovendo toda espécie de incentivo e preservação de memória, relativamente aos jovens valores e aos veteranos.

Sem solução de continuidade, admirado pelos ouvintes, com perfeita locução de bela  abaritonada voz, Gomes era tudo o que nossos intérpretes careciam à divulgação dos seus empenhos.Um repórter de elevada categoria, primando o vernáculo pátrio, como poucos,  ou por bem dizer de maneira exclusiva, sempre engrandeceu a radiofonia brasileira, levando ao ar mensagens e informações da mais elevada erudição, assim como momentos de real beleza, empreendidos por nossos artistas.
             
Tempos difíceis, ele ajudou a superar, contribuindo para que houvesse atenção aos interesses de cantores, maestros, enfim, de toda gama dos  que edificaram e edificam a grandeza da nossa gente.Sem quaisquer predileções pessoais, sempre fez realçar nomes de mérito, por vezes preteridos pela mídia.Ou continuadamente, realçou o brilho de tantos quantos esperavam, em vão, alguma projeção do seu desempenho.

Talvez o mais sério dos aludidos tempos, teria sido quando a equipe argentina assumiu o Theatro Municipal do Rio, decorrendo daí, a total indiferença ao talento comprovado de muitos dos cantores, então cogitados para temporadas e concertos.

Mediante diplomacia e o melhor senso ético, Lauro Gomes
propiciou á classe desfavorecida injustamente, todos os meios para que se defendesse, arguindo  de forma bem estruturada, tamanha injustiça, então contornada.Tudo isso foi possível, através deste admirável comunicador, cuja carreira é um símbolo de referência e altruísmo,diante de relevantes interesses.

De extremo bom gosto, tudo que ele divulga deve ser considerado. Ouvir os seus programas, é como estar sonhando.É recordar o passado que sustenta o presente.É conhecer a estrada que conduz primorosos momentos, pelos quais vivenciaram  a mais refinada das manifestações da Divina Arte, não só aqui, como no exterior.

Atuante através da rede social, suas páginas e blogs aí estão acessíveis. Merecem ser visitadas constantemente, porque congregam  infinitas informações de elevado interesse artístico e cultural. 

Talvez tenha sido eu, o convidado para o seu último programa pela Rádio MEC. Não sei...Espero que não, assegurando-me de que sem Lauro Gomes, o Brasil terá sido desfalcado de um dos seus mais portentosos braços à edificação do nosso prestígio como povo culto e civilizado, diante do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O RETORNO        Parafraseando o poeta, "depois de um longo e tenebroso inverno..." retorno a este    blogger, inspirado que sou p...