quarta-feira, 14 de junho de 2017

HOMENAGEM E MEMÓRIA - SOBRE MARIA HELENA BUZELIN - RESGATES

QUINTA-FEIRA, 7 DE JANEIRO DE 2010

Mensagem do Maestro Henrique Morelenbaum


Caro Carlos,

Foi com muita satisfação que recebi esse belíssimo documento.

Parabéns pelo bom gosto e criteriosa apresentação e seleção resultando num excelente retrato da grande artista, motivo de orgulho para todos que tiveram a oportunidade de conhecê-la e trabalhar com ela.

Receba meu abraço reconhecido pela oportunidade que me deu.

Henrique Morelenbaum


TERÇA-FEIRA, 5 DE JANEIRO DE 2010

Carta do Maestro Alceo Bocchino

Carta do Maestro Alceo Boccino a Carlos Buzelin
"Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2009 e Natal de 2009!

Prezado José Carlos Buzelin,

que me permito chamar, de hoje em diante: amigo, o irmão de Maria Helena, uma das mais bonitas vozes que ouvi e tive o prazer de gravar com a Orquestra Sinfônica Nacional do MEC. Nos meus 91 anos, lembro, aonda, o calor e a sensibilidade que ela artisticamente transmitia aos ouvintes nos seus recitais.

Certa vez, Claudio Santoro e eu ouvíamos juntos uma sua apresentação e, comovidos sinceramente, manifestamos, um ao outro, nossa admiração estética. Que voz estávamos a ouvir!!

O momento particular do meu convívio com Maria Helena foi durante a gravação dos discos que realizávamos e que eu, infelizmente, não os possuo, embora regente de todas as obras!

É incrível! Os maus, naquela época, estavam por toda parte, inclusive na Rádio Mec, maculando o nome de Roquette Pinto e todos os artísticas que nela atuaram.

Sua tarefa é bela em nome e memória de Maria Helena, sua irmã.

Abraços cordiais, desculpando-me pelo atraso da resposta à sua carta. Tive muitos problemas pessoais.

Alceu Bocchino (Alceo, artisticamente)."


CRÍTICAS

“Maria Helena Buzelin foi lírica, doce e deliciosa Pamina” –Jornal do Brasil-Rio(Renzo Massarani); “Ela usou inteligentemente sua voz clara de timbre belíssimo, sempre com grande sensibilidade. (Diário de Notícias-Rio (D’OR);
“Possui amplamente reconhecidas qualidades vocais, de grande beleza,uma personalidade encantadora, uma elegância natural e uma discreta e espontânea capacidade cênica em Madame Butterfly – O Diário-Bhte (Luiz Aguiar);

“Sua Violeta foi superior a todas as expectativas. Seu fraseado colorido e vibrante no famoso Amami Alfredo, agilíssimo na árdua romanza do primeiro ato e de extrema delicadeza no Adio del Passato, cantado como uma Gemma Belincioni ou uma Rosina Storchio (Jornale Degli Italiani-SP (Valerianni), por sua Traviata...;

“Impõe-se assinalar especialmente a performance do soprano Buzelin, cujos dotes mais se expandiam, com bonito timbre, quanto maiores eram suas dificuldades da tessitura –Correio da Manhã –Rio (Eurico Nogueira França), quando da apresentação da Nona Sinfonia de Beethoven;

“Com Madame Buttefly voltou a reafirmar a sua predileção pela música de Puccini, da qual se fez, sem dúvida, uma legítima intérprete dando como contribuição a sua arte tão espontânea, a qualidade e a beleza de sua voz modulada, de requintada escola- O Dia (Marques Porto);

“Estivemos na presença de uma voz excepcional, assim como de uma natureza artística muito maleável “- Tribune de Genève –Genebra-Suíça (Paul Druey);

A voz, de metal cristalino, é clara e segura nos agudos, aconchegante nos graves, de afinação justa e dicção perfeita” Journal de Genève, Genebra-Suíça (Robert Cornmann).
***
DEPOIMENTOS DE PERSONALIDADES DA MÚSICA

“Uma solista no no coro dos Anjos
Os palcos se iluminavam,e eis que entrava em cena uma pessoinha com grande arte e grande voz.A platéia se encantava e aplaudia delirantemente.Tudo era belo em suas apresentações de rara beleza,pois comovia os coraçãoes de todos que a ouviam.
Mas um dia,as luzes das ribaltadas se apagaram,e a tristeza invadi-nos a todos.Seu corpo findou.Nós choravamos em nosso egoismo e em nossa saudades.Porém,haviam espiritos maravilhosos que sorriam,pois chagava uma Solista para cantar no Côro dos Anjos,seu corpo terreno chegara ao fim,mas seu corpo celestial iluminava-se com a luz mais brilhante do Céu.Perguntaram os anjos a Maria:Como se chama esta luz nova?Maria Respondeu:Na terra dos homens chamava-se Maria Helena Buzeliz,mas agora seu nome é Anjo!Ela será solista da próxima cantata,e nós nos regogiaremos para sempre.
E assim È.Maria Helena agora é um lindo Anjo de Deus.”
Diva Pieranti
Consagrada soprano brasileiro
Rio de Janeiro, RJ


“Maria Helena Buzelin foi uma das grandes cantoras e intérpretes brasileiras, tendo cantado muitas vezes em óperas, concertos sinfônicos e de câmara, em Belo Horizonte e em outras capitais, Muita musicalidade e dona de uma belíssima voz, sempre foi muito exaltada e respeitada pelo trabalho que realizou. Eu tive o prazer de conhecê-la e de tê-la como minha solista, já numa idade mais avançada e ainda assim sua musicalidade e beleza da voz não modificaram, pelo contrário, encantou e emocionou a todos. Conversamos muito, também, sobre o movimento vocal, coral e sinfônico de Minas Gerais, e sempre pude ver o interesse que tinha em poder acrescentar e colaborar com o trabalho vocal para aquele estado que ela tanto amou. Ela participou de todo o início da ópera naquele estado, realizando um trabalho exaustivo juntos com seus colegas para erguer a ópera em Minas Gerais. Em Brasília nos encontramos por mais de uma vez, quando então ela me falou do prazer de ter cantado com o Maestro Eleazar de Carvalho e com outros tantos colegas. Sua paixão pela música vocal era sem dúvida emocionante. Foi para o Brasil uma grande perda não termos mais Maria Helena Buzelin entre nós, mas certamente ficará em nossas memórias o som mavioso, belo e musical de sua voz.”
Emílio de César:
Maestro,
Brasília, DF



“Mais que um simples soprano e cantora de ópera, MARIA HELENA BUZELIN foi uma artista da música e do palco. Vi-a cantar muitas vezes , principalmente no TMRJ , e tanto sua interpretação de LA TRAVIATA ,de Verdi , quanto dos PALHAÇOS, de Leoncavallo, naquele teatro, levaram o público às lágrimas e ao delírio e a crítica e os experts a uma admiração incontida . Como se não bastassem seu talento e o variado colorido de sua voz no melodrama , em que foi inigualável , era ela refinada cultora do gênero camerístico . As gravações que deixou são prova de que MARIA HELENA BUZELIN ocupa a posição de uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos.”
Marcus Góes
Musicólogo, Crítico Musical e Escritor
Rio de Janeiro, RJ


“MARIA HELENA BUZELIN foi um exemplo de correção e dignidade artística para todas nós cantoras líricas brasileiras. Sua impecável técnica aliava-se a uma inexcedível capacidade histriônica e a uma presença muito bonita no palco, tudo ao lado de sua linda voz . A lembrança que tenho dela é a de uma artista perfeita e colega interessada e atuante . Um exemplo!”
Leila Guimarães
Consagrado soprano brasileiro
Rio de Janeiro, RJ


“Não tive o privilégio de trabalhar com o soprano Maria Helena Buzelin. Acho sua iniciativa de alto valor cultural para a memória artística brasileira. Maria Helena Buzelin foi, sem dúvida alguma, um nome dos mais importantes em nossa vida musical.”
Roberto Duarte
Maestro
Rio de Janeiro, RJ



“(...) sinto-me muito honrado e feliz por estar sendo incluído entre aqueles que vão estar de alguma forma presentes nesta mais do que justa homenagem a uma das mais importantes artistas da arte do canto lírico e de câmara do Brasil e com quem tive o privilégio de trabalhar inúmeras vezes.
Falar sobre Maria Helena Buzelin é lembrar de sua personalidade meiga e generosa, aliadas ao alto senso de responsabilidade profissional em seu relacionamento com o meio artístico e muito especialmente com as obras que se propunha interpretar. Conseguindo e emprestando sempre altíssimo nível nos resultados. O respeito e delicadeza no trato com os companheiros de trabalho, o estudo sério, detalhado e dedicado às obras que apresentou durante sua vida artística são a marca desta grande e inesquecível artista.”
Henrique Morelenbaum:
Maestro
Rio de Janeiro, RJ



“Maria Helena Buzelin foi uma das maiores cantoras do nosso país. Sua presença foi marcante nos palcos mais importantes da nossa terra,a começar pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde brilhou intensamente em várias óperas, interpretando as mais variadas personagens com a sua bela voz e personalidade artística de pleno domínio e segurança cênica. Foi também uma estupenda cantora de câmara, fazendo um trabalho inestimável de divulgação, realizando recitais, concertos e deixando um registro considerável de gravações de obras brasileiras.”
Lauro Gomes
Produtor da Rádio MEC – TV Educativa – ACERP
Rio de Janeiro, RJ

“O nome da ilustre cantora Maria Helena Buzelin me é bastante familiar porque ela se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro cujos espetáculos de ópera eu assisto desde criança (...)”
Ricardo Tacuchian:
Músico
São Paulo, SP


“(...)a respeito de Maria Helena Buzelin, de quem só conheci a reputação de grande artista. Lembro de havermos conversado sobre questões envolvendo edição de CDs com gravações por ela deixadas. Fico muito satisfeito de saber que a memória dela está sendo cultivada (...) . Esse é um trabalho que não pode parar.”
Flávio Silva
Músico
São Paulo, SP

“Ternura sonora, acariciante fraseado.Nobreza estilística. Poesia musical.É o canto de Maria Helena Buzelin”
José Palhano Júnior
Cantor Lírico – Produtor Cultural
Belo Horizonte, MG


“Acompanhei a Buzelin duas vezes, em circunstâncias e estilos musicais diferentes. Foram para mim uma verdadeira satisfação.A primeira vez, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, quando ela era o soprano do “Réquiem”, de Mozart.Depois, muito tempo depois, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte , tendo ela encarnado o papel de” Micaela” da ópera “Carmen”, de Bizet. Uma bela mulher. Uma bela voz. Uma intérprete consciente e musicalíssima. Jamais tive que fazer o menor reparo a sua atuação.Coisa rara.Considero-a verdadeira grande personalidade”
Carlos Eduardo Prates
Maestro
Belo Horizonte, MG



“Timbre inconfundível. Pianíssimos límpidos e sonoros.Irretocável “Violeta” (Traviata, de Verdi), assim como em “Orfeu e Eurídice”, de Gluck. Maria Helena Buzelin possui realmente presença encantadora nos palcos líricos.Suas apresentações como “Cio-Cio –San” (Butterfly, de Puccini) sempre foram consideradas insuperáveis, definitivas. Sou testemunha da admiração que Violeta Coelho Netto de Freitas a a ela atribuiu publicamente... Uma infinidade de papéis que a consagraram, como “Pamina”, da “Flauta Mágica” e “Zerlina”, do “D. Giovanni”, de Mozart; “Micaela”, da “Carmen”, de Bizet; “Nedda”, de “I Pagliacci”, de Leoncavallo; “Leonora”, do “Fidélio”, de Beethoven, dentre outros, sejam cameristas ou operistas. Considerei do melhor nível sua atuação ao lado de artistas do “L’ Opera”, de Paris, nas vestes de “Margheritte”, do “Fausto”, de Gounod...”
Luiz Aguiar
Maestro e Crítico
Belo Horizonte, MG


“Guerreira que jamais perde batalhas. Retornou a Belo Horizonte, após longa ausência com o mesmo fôlego, a mesma capacidade artística e uma voz absolutamente plena. Possuidora de exclusiva dignidade artística! (trecho da última manifestação de Simão, um dos responsáveis pela carreira lírica de M.Helena Buzelin. Ela veio conquistando a glória. Começou lá de baixo, sem pretensões. Cresceu muito.Percorreu o Brasil e alguns países como os EEUU e outros da Europa. Importante prima-dona do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e de outros teatros. Acabou ícone do canto lírico no Brasil...” Teresa Simão, viúva de Wilson Simão, conhecedora e admiradora do gênero lírico.”
Wilson Simão
Cantor lírico e Crítico
Belo Horizonte, MG
( in memoriam)


“Maria Helena Buzelin dispõe de tudo o que precisa uma cantora. Belíssima voz. Uma excelente escola de canto, além de figura bonita e boa atriz. Sua memória, dever que nos obriga a instigar a concretização. Estou feliz por isto. Algo que reclamo e tudo procuro fazer para que tal esforço seja uma realidade...”
Maria Lúcia Godoy
Consagrado soprano brasileiro
Belo Horizonte, MG


“... Maria Helena Buzelin faz história. Tem o seu nome registrado nos anais da música erudita no Brasil, além de ser prestigiada no exterior. Uma grande cantora, cujo desaparecimento deixa incomensujrável lacuna nos meios culturais e artísticos deste país.”
Myrian Dauelsberg
Presidente da Dell’Arte
Rio de Janeiro, RJ

“,,, com ela muito aprendi. Dela recebi inestimável apoio quando iniciei carreira Agora, ouvindo-a em CD, empolgo-me com sua voz, sua técnica, notadamente nesta peça de Sctrauss que deverei apresentar aqui nesta homenagem...” (Por ocasião do lançamento de CD de Maria Helena Buzelin, na Sala “Cecília Meireles”
-Rio) .
Elizeth Gomes
Consagrado soprano brasileiro
Belo Horizonte, MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O RETORNO        Parafraseando o poeta, "depois de um longo e tenebroso inverno..." retorno a este    blogger, inspirado que sou p...