quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A DESTRUIÇÃO DA PRAÇA SETE,MARCO CÍVICO DE BELO HORIZONTE

           As famigeradas " revitalizações" de logradouros de Belo Horizonte, sobretudo as praças, resultam numa degeneração paisagística.O mais expressivo exemplo , sem dúvida, é a Praça Sete de Setembro, referência histórica e cultural da Capital; centro cívico e, outrora, cartão postal.Hoje reduzida aos caos!
             Não basta impedir que seja espaço para vendedores ambulantes, ou reduto de pobres , quase miseráveis, que procuram, ali, colocar seus produtos artesanais, todavia, em condições de absoluta marginalização social. Carecem da atenção do poder municipal, portanto.
               A aludida "revitalização", projeto de governos municipais anteriores, é destituída do mais elementar dos  princípios de urbanização, na medida em que, simplesmente, conjuga um sem número de equipamentos que resultam na mais horrenda poluição visual. Postes de toda espécie; iluminação imprópria que joga foco de luz no pirulito, com graves prejuízos à visibilidade dos motoristas. Pintura inadequada esteticamente pelos asfaltos (aliás precárias),que, simplesmente, sujam mais do que orientam. Mas o pior é, mesmo, o diminuto e obsoleto pirulito que, de obelisco naõ pode ser chamado... Sujo,outrora maltratado por pichações, mas, agora, "vitrine" de panfletos e local que serve para desocupados descansarem, assentados na sua base.Feio, muito feio, até mesmo com algumas das suas áreas quebradas, etc, etc. para a capital do segundo maior Estado do país! Os postes que  o guarnecem, tiveram suas 4 luminárias de bronze e cristal(destruídas por vandalismo), substituídas, por um espécie de campânulas de vidro barato,em forma de bola.Ademais, apenas duas,remanescendo as bases de concreto, muito bonitas,desprovidas de acabamento, em relação às outras. 
             Era preciso que os nossos urbanistas visitassem o Rio de Janeiro e observassem a beleza da Cinelândia, com seus postes e sua iluminação feérica, a mesma de remotas épocas.Uma cidade que sabe preservar sua memória, digna de exemplo!
              Tenho falado e repito: as mesmas baboseiras vitimaram praças como a Raul Soares (vide os postes que mais parecem paus de fósforo) entortados e jecas,em substituição aos originais,dignos de uma das mais bonitas praças do país, pelo seu desenho e jardins de rosas,hoje mato e terra batida. Tudo "arrebentado", invadido e socialmente impraticável.Em que sua tradicional fonte luminosa a cores, não passa de vulgar repuxo e lago para uso dos infelizes moradores de rua lavarem roupas e tomarem banho.
                A Carlos Chagas que possuía uma pavimentação em pedra nobre,teve toda sua área substituída por uma espécie de alvenaria barata, constantemente suja! E o pior, é que o templo católico de Nossa Senhora de Fátima, acabou prejudicado, com a perda do seu adro(imprescindível a certos cultos e procissões), assim como do estacionameneto,  cuja  renda era destinada a projetos de benemerência.Simplesmente, o local se transformaou numa espécie de parque, diga-se de passagem, útil à sociedade  e ás crianças,o que,todavia, não deveria ter causado tanto prejuízo ao templo.
                 Com a chegada do reverendo Padre Fernando, aclamado pároco, desde a igreja Sto Inácio de Loyola, ocorre alguma melhoria, graças, inclusive, à sensibilidade que tem mostrado o alto comando da Polícia Militar, em cuidar dos interesses sociais  decorrrentes da praça que atende a uma população que contribui com a prefeitura.Todos pagam IPTU por imóveis de elevado valor, de bairros como Lourdes e Sto Agostinho.    
        
                  
AINDA SOBRE  O   QUEER MUSEUM, uma imoralidade decretada pela sociedade gaúcha e mineira.

A polêmica, postada neste blog, é sobre a vinda para Belo Horizonte  do que não se pode chamar de cultura e arte. Contudo, com incentivos fiscais aprovados pelo MINC e financiados pelo Banco Santander,em um milhão de reais!!!E o  que se sabe é que se trata de uma exposição pornográfica, vilipendiosa, que afeta a dignidade cristã, colocando o nosso Mestre Senhor Jesus Cristo, numa condição ridícula, debochada, inverídica, além de outros descalabros que assustam até mesmo aos mais libertinos! Mas, ao que se sabe também,é que o atual secretário municipal entende que tal exposição é, mesmo, fruto de pesquisa, configurando-se como cultura e arte.Espera-se que o sr.Kalliu, prefeito da cidade, desaprove a proposta, ou que a Câmara Municipal se manifeste contrariamente .A exposição, banida de Porto Alegre, ao que parece, terá lugar em Belo Horizonte.E, o  Santander já terá suspendido, pelo menos oitocentos mil reais do patrocínio(...)Fica a indagação: quem financiará a exposição em Belo Horizonte? Duvido que o Palácio das Artes, templo da música. das artes cênicas, cinematográficas e plásticas, se preste a atender tal demanda. Seria um prejuízo fatal para um dos mais aclamados teatros do Brasil, podem crer!!!
              Em suma, esta cidade que já está maltratado em seus logradouros tradicionais e milhões de problemas de toda ordem, não pode e nem deve financiar "proscrita e imunda" como tem sido chamada esta exposição que, de cultura e arte, nada  tem, em detrimento do atendimento de tantas necessidades essenciais. Não é assim que se trata das diversidades.O assunto merece respeito e avaliações por  pessoas credenciadas,tais como médicos, advogados, religiosos, sociólogos, filósofos, psicólogos, dentre outros.Do jeito que está, não passa de pilantragem vestida de boas intenções que levam aos Infernos.
Ouçamos o pronunciamento do senador Magno Malta:
https://youtu.be/pjFN8adCOI4

"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O RETORNO        Parafraseando o poeta, "depois de um longo e tenebroso inverno..." retorno a este    blogger, inspirado que sou p...