Em todos os rincões do planeta, Nossa Senhora de Fátima tem sido alvo de festivas homenagens.De Sua Santidade o Papa Francisco, ao clero,às religiosas e aos leigos,o mundo cristão se ajoelha diante da Virgem,numa confirmação de fé em Deus e amor à Humanidade.
Comemora-se o Centenário de aparição da divina Mãe de Jesus e de todos nós, em Portugal, falando para humildes crianças pastoris, cuja canonização se concretiza.
Tudo tão verdadeiro, podendo-se constatar previsões feitas por Ela, bem como suas mensagens de recomendação em prol da vida na terra.
A ermida que contempla a sua efetiva presença,ressurgiu completamente revitalizada,. Localizada em nobre praça da cidade, no entanto não mereceu a devida atenção , tendo até mesmo um dos seus suportes de captação de recursos (um imprescindível estacionamento) destinada sua renda à benemerência,absolutamente desativado.Algo que tanto me incomodou, ao ponto de ter reagido através da imprensa,em apoio ao então pároco, reverendo padre Tadeu.Suas reivindicações, ao que parece, não foram observadas, deixando-o profundamente preocupado quanto aos destinos do templo que acabou vandalizado por pichações, desde a invasão de criminosos que adotaram o logradouro!Além disto, poluição sonora, até então inexistente, passou a competir com ofícios e rituais da Santa Missa, mediante constrangedoras manifestações orais, gritos e gargalhadas.Enfim, um desacerto desproposital.Nada menos que um espaço destinado à prática de brincadeiras, comprometendo a integridade física dos mais velhos,pela desordenada invasão de adeptos de skates (patinação), além de bicicletas e congêneres.Em suma, algazarra destituída da mínima condição do direito de ir e vir dos que utilizam ou necessitam utilizar, a referida praça.Ao que se conclui, a igreja, como equipamento urbano, foi mesmo ignorada pelos projetistas de mais uma das mal sucedidas "revitalizações" que tanto dinheiro consomem, transformando as praças Sete, Raul Soares e a Savassi(com ridículas, inexplicáveis e confusas estruturas de alumínio)em redutos perigosos de marginais e infelizes indigentes (moradores de rua), destituídos de quaisquer paisagismos que recomendem a sua origem. Lamentavelmente descaracterizados na estética e no atendimento em geral,prejudicando os que pagamos impostos, IPTU's e outros sem retorno social esperado.Para tanto, basta avaliar o estado da alvenaria colocada na Praça Carlos Chagas, sempre encardida; a sugeira da praça Sete, os precários e já comprometidos postes da Raul Soares, com os mosaicos pariféricos danificados, ocupados por grupos de pobres marginalizados, sem quaisquer direitos de viver com, pelo menos, um mínimo de decência e conforto.E, ainda, afirmam alienados do poder que " a miséria, no Brasil"está erradicada.Piada que só faz chorar, de péssima propaganda enganosa eleitoreira. Só Deus mesmo, para nos salvar.Vamos confiar , portanto, em Maria Imaculada Conceição.
Em que pese meritório esforço do Padre Tadeu, continuado pelo atual vigário,tudo isto deve desaparecer, pelo menos nas imediações da igreja em questão, graças à dedicação, eficiência e o indiscutível amor ao trabalho e às obras de acolhimento e atendimento social, aliás peculiares ao padre Fernando, na sua trajetória como autêntico condutor de paróquias, notadamente de Sto. Inácio de Loyola.Realçada, pois, a beleza arquitetônica das mais apreciáveis atrações turísticas da capital,NS de Fátima,obra de riquíssima concepção,de autoria do genial Ronei Filgueiras, desponta soberana.Até então perdida na praça, agora a praça é que se perde perante ela.Foram estas, salvo algum engano, as sensatas palavras de Dom Walmor,homem de raríssimo talento e expressiva cultura humanista,
Uma festa que marcou a efeméride, mediante proporções de elevadíssimo gosto.Neste sentido, a presença do soprano Wanda Werneck constituiu o ponto máximo de uma performance de elevada emoção.A emblemática soprano, de impressionante jovialidade, dona de uma beleza jamais atingida pelo tempo,fez valer seu talento, na medida em que a sua doce voz pôde ser apreciada sob aplausos.Na interpretação da Ave Maria, tanto de Bach -Gounod, como a de Schubert, evidenciou a condição de expoente representante do nosso mundo cultural.Dividiu aplausos com o jovem
tenor integrante da dupla Don & Juan,de belo timbre, extensa tessitura e vigorosa emissão vocal.Ao cumprimentá-lo, apresentou-se como Roberval Half,se não me falha a memória.
Apoteótico espetáculo de fogos de artifício, em meio à procissão da imagem da padroeira, momento inesquecível,levando às lágrimas pessoas que aplaudiam calorosamente aquele momento de que tanto carece o nosso amado Brasil.
No adro , literalmente lotado, dois telões exibiam tudo o que se passava dentro da igreja, sob inusitada empolgação, confirmando o poder da fé;da oração comunitária tão aprovada por Jesus."Se duas ou mais pessoas em meu nome se reúnem, dentre elas estarei", afirmou o Mestre.
Sob todos os aspectos monumental, transcorreu o evento, ovacionado pelos participantes que bradavam "Ave Maria, cheia de graça....Hosana nas alturas e glórias ao Senhor!!!.
AMÉM, PELA RECUPERAÇÃO, SOBRETUDO MORAL DESTE PAÌS,ASSOLADO POR MAUS POLÍTICOS E PESSOAS INESCRUPULOSAS.
Resenha cultural e erudita; resgate memorial e atualização contemporânea
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O RETORNO Parafraseando o poeta, "depois de um longo e tenebroso inverno..." retorno a este blogger, inspirado que sou p...
-
http://www.mariahelenabuzelin.com.br A ORIGEM Aclamada cantora brasileira de prestígio internacional, o soprano Maria Hele...
-
Não foi outra, senão a mais justa e comovedora , a homenagem à memória do insigne maestro Carlos Eduardo Prates,ocorrida re...
-
Minha querida amiga MÁRCIA FRANCISCO: você constitui um dos pilares sustentadores do meu trabalho como crítico, através da imprensa.Das sua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário