quinta-feira, 25 de maio de 2017

TERESA BERGANZA A MAIS ACLAMADA INTÉRPRETE DE "CARMEN" DOS ÚLTIMOS ANOS, NO MUNDO!


Dos mais honrosos momentos da minha vida como jornalista, foi estar ao lado de Teresa Berganza,a mais aclamada intérprete da ópera "Carmen" de Bizet  dos últimos tempos.Em Belo Horizonte, quando aqui esteve pela Dell'Arte(pelos anos de 1990), Myrian Dauelsberg, presidente da entidade, solicitou -me que a acompanhasse .

Então, partimos para Ouro Preto.Ela que me parecia nunca haver comido couve, acabou "devorando" uma porção imensa da verdura ,o que resultou num mal estar inevitável. Naquele mesmo dia, deu recital no Teatro Sesiminas, tendo no repertório "As Sete Canções" de Manuel de Falla,além de algumas árias de ópera.Um sucesso!

La Berganza, durante a viagem, conversou muito comigo sobre a sua vida, mencionando a poderosa contribuição e o incentivo que recebeu de Maria Callas, que acabou sua amiga e confidente.Teria sido, Berganza,sem dúvida,testemunha da imensa dor afetiva que assolava o coração da emblemática cantora e atriz, em relação ao seu conhecido relacionamento com o armador grego Onassis..Comentou muito comovida, sobre a misteriosa morte de Callas, em Paris deixando sua mansão de qualquer jeito, nas Ilhas Gregas, onde viveu com o grande amor da sua vida.

A foto registra curioso fato: ela havia comido e bebido muito, quando a homenageada de boa têmpera hispânica, fazendo jus as suas origens sevilhanas,assentou-se, repentinamente, sem que eu me apercebesse, sobre a minha mão direita que estava apoiada no sofá ao lado.Já se pode imaginar qual foi o meu aperto! Chamei, sem que ela percebesse a Myrian-anfitriã daquela festa em seu apartamento no Parque Guinle (Rio)-,  pedindo-lhe que chamasse Teresa , para ver alguma coisa.Foi, então que me salvei daquela situação.Imaginem vocês se eu, sequer, mexesse a mão que acabou dormente, quase anestesiada.Coisa que chega a ser hilária, porém...dramática!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O RETORNO        Parafraseando o poeta, "depois de um longo e tenebroso inverno..." retorno a este    blogger, inspirado que sou p...