domingo, 11 de junho de 2017

DO GENIAL ARIANO SUASSUNA

Com aquela maneira nordestina da lendária Paraíba, numa fascinante palestra proferida no Teatro Nacional, em Brasília,(reeditada pela Rede Minas), ali estava diante de milhares de pessoas, o carismático Ariano Suassuna. Simples,cativante e, acima de tudo genial, continua o mesmo  a falar com absoluta propriedade de coisas muito sérias. Na oportunidade, abordava a cultura no Brasil. Ou melhor, como a nossa aculturação,ultimamente, tem sido pífia, inferior e empobrecida. Sem jamais ofender a quem quer que seja,não sonega a verdade. E o faz jocosamente, mediante aparente brincadeira.Realça privilegiada capacidade intelectiva,ao mesmo tempo em que constrói imagens decorrentes da perspicaz singeleza da nossa gente.
Suassuna estabelece o seguinte: " o cachorro come osso, porque é o que lhe oferecem. Mas, se lhe dessem  um naco de boa carne, seguramente, abandonaria o osso..." E assim, sugere a analogia, aliás muito pertinente, de que o que se oferece hoje neste país, em matéria de cultura, não é  o desejável.Chega a ser medíocre, ressalvadas  mínimas exceções.
Concordo plenamente,considerando  a cultura como o espelho pelo qual um povo se identifica. Waldique Soriano se vivo estivesse, contestaria com um dos seus sucessos:"... eu não sou cachorro não", mediante a mais absoluta razão.Nós,também,não!Eta Brasil infeliz dos dias de hoje, diria eu, em consonância com Suassuna e Soriano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O RETORNO        Parafraseando o poeta, "depois de um longo e tenebroso inverno..." retorno a este    blogger, inspirado que sou p...