quinta-feira, 15 de junho de 2017

FRANCISCO MIGNONE POR FERNANDO ARAÚJO E CELSO FARIA

Os conceituados violonistas Fernando Araújo e Celso Faria confirmaram virtuosismo musical no Teatro Bradesco, do Minas Tênis Clube. Numeroso público e calorosos aplausos, marcaram o evento.

Nada mais interessante que  a master-class,proferida por Araújo(numa brilhante tese de doutorado),  abordando obras recém-descobertas do genial Francisco Mignone(l897-l968). Pianista,chefe de orquestra e compositor, de descendência italiana,o romântico autor herdou do pai o gosto pela música,iniciando estudos com Sílvio Motto.No Conservatório de S.Paulo,destacou-se como excelente aluno de Savino de Benedictus e Agostinho Cantú.

Autor de memoráveis páginas,sobressaem-se  o Poema Sinfônico "Caramuru" e a "Suíte Campestre", bem como as valsas brasileiras e manifestações sertanejas, de boníssimo gosto.

Em Milão, aperfeiçoou-se , tendo trabalhado ao lado de Vicenzo Ferroni. Enquanto, em l920, escrevia sua primeira ópera "O Contador de Diamante", apresentada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro,em l924, sob grande admiração de Richard Strauss, em turnê pelo Brasil.Atualmente esquecida das nossas temporadas, como ocorre em relação a outras partituras de portentosos mestres.

Refiro-me a Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno,Camargo Guarnieri,Heckel Tavares,Arthur Napoleão,Henrique Oswald Arthur Bosmanns, Hostílio Soares,Fructuoso Vianna, Guerra Peixe,Waldemar Henriques e uma expressiva gama de legítimos representantes da nossa grandeza cultural,na qual se inclui até mesmo Villa-Lobos com suas óperas praticamente inéditas!Eis o Brasil de hoje,onde não se aprende mais, nas escolas, nem mesmo o  Hino Nacional, para sequer,cogitar da heráldica pátria verde-amarela, algumas vezes substituída pela cor vermelha.Alheia às convicções histórias e patrióticas deste país que se considera "abençoado por  Deus".Este mesmo Deus que haverá de promover  a justiça de que tanto carecemos.Que"tarda, mas, não falta"(...).

De volta a Mignone,além de gigantesca produção instrumental, escreveu representativas partituras para canto, sempre cogitadas por nossos maiores cantores.Dentre eles,a consagrada soprano Lia Salgado que, sob os acompanhamentos pianísticos do próprio autor, deixou belíssimas gravações. Aí repousa elogiável inspiração interpretativa de Araújo e Faria, numa exposição deveras  lúcida, de irretocável didática, relativa às recém descobertas obras de Mignone,em manuscritos de Buenos Aires.

Na execução  de complexas partituras,superaram dificuldades, alcançando digno patamar, de reconhecimento internacional.Comparáveis aos maiores do mundo,conferiram ao difícil instrumento a devida importância, nem sempre considerada por excepcionais oportunistas que se intitulam violonistas...

Dos mais  empolgantes momentos, foi, para mim, a execução por Araújo, de uma das 12 "Valsas de Esquina", das mais encantadoras que guardo na memória, desde a minha infância.Ocasião em que ouvia o meu pai maestro Francisco Buzelin executá-la ao piano.E, agora, ouço-a numa transcrição para o violão, muitíssimo emocionado!
Enalteço o mérito de Márcia Francisco, na produção e assessoria de imprensa  do espetáculo que contou, ainda, com a assistência da sua linda filha Gabriela Francisco, tão jovem quanto eficiente.

PALHANO JR. 
O que me traz enorme ternura, é lembrar que o Minas Tênis Clube teve  o seu primeiro e inesquecível Departamento Cultural,conduzido magistralmente por José Palhano Júnior, de exclusivo ideal e pioneirismo.Por alguns anos consecutivos, semanalmente, levava a efeito ali (com entrada franca),exposições de pintura, palestras,  recitais e concertos, congregando os mais aclamados artistas brasileiros e, até mesmo, alguns internacionais.

Talvez eu esteja equivocado.Mas, não consigo ver nenhuma referência- ao menos uma placa no espaço que ele tanto almejou- em sua homenagem.Cheguei até mesmo,à época da construção do aludido teatro, sugerir pela imprensa que deveria se chamar "Teatro Palhano Júnior", sem haver colhido nenhum êxito nesta proposta.

Mas, o que importa é que ele tenha realizado um trabalho de elevado teor,não só projetando novos e veteranos valores, mas, acima de tudo,  o próprio Minas Tênis Clube!

Quem busca referências na Internet em torno da memória de célebres intérpretes eruditos,poderão visualizar referências que fazem às suas atuações no Minas Tênis, por iniciativa de Palhano Jr. jamais esquecido pela nossa sociedade de elevada condição sócio-cultural.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O RETORNO        Parafraseando o poeta, "depois de um longo e tenebroso inverno..." retorno a este    blogger, inspirado que sou p...