sexta-feira, 22 de setembro de 2017

O VIRTUOSISMO DE REIN, LEMBRANDO O MAESTRO PRATES

            Não foi outra, senão a mais justa e comovedora , a homenagem  à memória do insigne maestro Carlos Eduardo Prates,ocorrida  recentemente no Teatro  Sesiminas. 

           Aclamado regente brasileiro, com expressivo prestígio internacional, desponta como referência   da Música Erudita,  na atualidade.

    Mineiro de Belo Horizonte, desde muito jovem, notabilizou-se por sua genialidade e conquistas amealhadas através de premiações de fôlego,em cogitados concursos.Na Alemanha, logo se fez notado por Herbert von Karajan, tendo regido a Pilarmônica de Berlin e celebridades como Jessie Normann.

     No entanto, seu carinhoso sentimento de brasilidade,fez com que retornasse ao convívio do nosso povo e, à frente de grandes orquestras, percorreu este imenso país, bem como empreendeu turnês pelo mundo, sob a empolgação de públicos e críticas, em geral.

       Como diria Guimarães Rosa, Prates não morreu.Tornou-se encantado...Eu diria, mais encantado!

  Haydèe Cintra Prates, por  incontestável “força motriz”,sustentou a grandeza do maestro,unindo-se a ele por admiração e amor.Pelas mãos da filha Tânia,festejada cantora, o condutor orquestral e violinista Michael Rein,seu marido;alemão de admirável carreira mundial,foi a atração de memorável noite de luz e beleza.O mínimo que se pode dizer do espetáculo, de fascinante repertório,mediante excelente interpretação, não só  do solista, como da Orquestra de Câmara do Sesi.

     Do austríaco Gustav  Mahler(l864-l911),adagietto em dó menor da “5ª Sinfonia”, conferida de modo absoluto pelo regente que alcançou sutilezas de meias tintas, assim como pujança,guardando todo intimismo romântico, não só pelo andamento, como pelo ritmo de complexa partitura.De profundo sentimentalismo,destaco as  intervenções da harpa e dos naipes de cordas,  sem que nenhuma percussão ofuscasse tamanha delicadeza, de puro lirismo.

    De Mendelssohn (l809-l847),integrado na proposta do gênio alemão, Michael Rein levou ao auge, o “Concerto para Violino e Cordas”, em  Ré Menor.Venceu galhardamente dificuldades, obtendo rqeuintado resultado.Performance que atingiu o clímax na dificílima obra do alemão F.Schubert(l797-l828),discorrendo sobre “Der Tod und das Mädchen”(A Morte da Donzela”.Peça de suprema riqueza melódica, em que a orquestra desenvolve temática em “fugas”, de imediatas e reiteradas entradas. Jamais perdendo quaisquer compassos,valorosos músicos integrantes da aludida orquestra,cumpriram com exatidão difícil desempenho, numa ostensiva confirmação da elogiável orientação do  titular da orquestra, maestro Marco Antônio Maia Drumond.

      Em suma, evento qualificado, inclusive pela elaboração visual do palco, com a projeção do rosto de Carlos Eduardo Prates, diante de um rio ou do mar, olhando para o infinito, visualizando o Criador.Belíssimo momento,ornamentado por palavras da acadêmica Yeda Prates Bernis, falando do festejado mano: “...tua batuta descansa no eterno.Da ponta de teus dedos ainda voam os pássaros?” Voam, e como voam, sempre em direção ao coração  da Humanidade, em louvor a Deus, posso afirmar!




3 comentários:

  1. Olá José Carlos Buzelin,

    trabalho no Projeto Brasil Memória do CEDOC/Funarte aqui no Rio de Janeiro. Estamos digitalizando todo o acervo da instituição. A Maria Helena Buzelin aparece no acervo do Sergio Britto. Estou atrás dos herdeiros de imagem da cantora e pelas minhas pesquisas você seria irmão dela ou pelo menos tem o mesmo nome. Estou certo? abraço, Gabriel Garcia

    ResponderExcluir
  2. Ao Gabriel, com a admiração que me causa o seu trabalho junto à Funarte.Maria Hdelena Buzelin atuou em muitos projetos dessa Instituição.Espero que V. encontre a gravação de O HOMEM SÓ,de C.Guarnieri, interpretada por ela e Fernando Teixeira.Gostaria de possuir uma cópia...Abração do Zecarlos

    ResponderExcluir
  3. Querido Buzelin,
    Só agora pude rever seu texto maravilhoso e naturalmente postei no meu facebook! https://www.facebook.com/tania.pratesrein
    Muito obrigada pelo carinho. Meu pai certamente está muito orgulhoso e grato, pelas suas lindas palavras. Felicidades, sucesso e paz, bjs Tania

    ResponderExcluir

O RETORNO        Parafraseando o poeta, "depois de um longo e tenebroso inverno..." retorno a este    blogger, inspirado que sou p...