segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

RESGATE

Estimado Urbano: sem surpresa, todavia a emoção superou até mesmo a minha capacidade para evitar lágrimas. Mas,acabaram inevitáveis, diante de uma produção que considero excelente.Sob todos os aspectos brilhante, o texto é a expressão da verdade, sem ufanismo, ou ridículas mensagens com objetivos de enaltecimentos .Mas,inegável comprovação do mérito da artista, deveras talentosíssima,que, por si, evidencia sua importância no campo da música erudita no Brasil.Maria Helena, sobretudo humana, conviveu com o mais meigo e despretensioso propósito de "ser  a maior" ou a "única", sucessora de celebridades, enfim, ela se considerava ela própria.E Vocês, nessa proposta de raro conteúdo cultural, engrandecem o mérito dos que possuem  mérito.Dos que fizeram pela arte desta Terra de Santa Cruz o que de mais belo possui para se resgatar, preservar e divulgar.Transportei-me ao passado, vendo-me no convívio da mana, do seu marido, meu cunhado irmão Dálnio e do meu saudoso Pai, o maestro Francisco Buzelin"Praia Vermelha" ficou no coração e haverá de encantar a tantos quantos tenham o privilégio desta exuberante tese,cuja importância haverá de ilustrar mentalidades. Sobretudo aquelas qye  aspiram por nossa memória cultural,o mais  cristalino espelho da nossa identidade.Loas a todos Vocês que participaram deste video de perfeita enredação histórica, dicção primorosa da locutora,além da nitidez do piano e da voz.Posso visualizar Maria Helena Buzelin, meu pai Francisco Buzelin e o meu cunhado Dálnio  Teixeira Starling, seguramente na felicidade eterna, mais felizes e, como diria Guimarães Rosa, "encantados"!!! Bravos a Você Urbano e ao mestre, consagrado pianista Mauro Chantal. Loas à Escola de Música da UFMG, portentosa educadora, responsável pela formação do meu Pai, da mana e de tantos outros nomes que não devem se esquecidos.Parabéns, aguardando remessa da parte anterior que, afinal, não chegou -me como esperava...Noutras palavras, quero ver TUDO o que produzem, porque o que fazem  engrandece o meu sentimento pátrio, de um Brasil  que tanto amo. Deste Brasil poético, musical e encantador. Vale lembrar Eugênia Brahcer Lobo,autora de  "Minha Terra" "...minha terra tem.Tem uma índia morena, toda enfeitada de pena que v ive c antando ao luar...Minha terra tem.Tem a palavra SAÜDADE (com trema) que as outras terras não têm..."
altecimentos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O RETORNO        Parafraseando o poeta, "depois de um longo e tenebroso inverno..." retorno a este    blogger, inspirado que sou p...